AUTENTICAÇÃO DE DOCUMENTOS
Por meio da autenticação de cópias, é possível declarar que ela é idêntica ao documento verdadeiro apresentado. Com isso, é possível multiplicar documentos, garantindo a pessoas que necessitem acreditar nas cópias a mesma validade do original.
O que é?
Autenticar a cópia de um documento significa declarar que a cópia é idêntica ao documento verdadeiro copiado.
Como funciona a Autenticação de Documentos?
Para autenticar algum documento dirija-se ao 1º Cartório com a documentação original e solicite que sejam feitas cópias autenticadas. O escrevente analisará se a cópia está igual ao original e, caso positivo, colocará um selo de autenticidade no papel, com carimbo e assinatura, o que tornará a cópia um documento autenticado.
Documentos com rasuras, alterações, espaços em branco, ou escritos a lápis, talvez não possam ser autenticados.
Quem deve comparecer no 1o cartório?
Qualquer interessado na autenticação, portando o documento a ser autenticado.
fonte: Colégio Notarial do Brasil